COMISSÕES DIOCESANAS

As Comissões Diocesanas de Proteção de Menores e Adultos Vulneráveis foram criadas em 2019, por determinação do Papa Francisco, com a publicação da Carta Apostólica “Vos estis lux mundi” (Vós sois a luz do mundo).

Têm como objetivo levar a cabo procedimentos de prevenção, acolhimento e acompanhamento de situações de abuso sexual de menores e adultos vulneráveis, bem como de colaboração com outros organismos eclesiais e civis. São compostas por especialistas nas várias áreas que envolvem a prevenção, formação, acompanhamento e escuta, tanto dos menores e adultos vulneráveis como dos seus responsáveis.

As Comissões Diocesanas devem ser encaradas, designadamente por parte das vítimas e famílias, como uma estrutura em que se pode e deve depositar confiança, integradas por pessoas habilitadas a acolher, ouvir, encaminhar e auxiliar, de forma empática e disponível.

Fazem parte das Comissões pessoas disponíveis para ajudar e interessadas no esclarecimento de toda verdade, mesmo que não sejam os seus membros que realizam a investigação e muito menos o julgamento dos factos, tanto no foro civil como canónico. 

Scroll to Top